Qualquer procedimento cirúrgico gera algumas dúvidas nos pacientes, em especial se eles não entendem sobre o assunto. No entanto, é essencial que todas elas sejam respondidas, até mesmo para que eles fiquem mais tranquilos. E, de todas as questões, a mais comum é sobre quanto tempo leva uma cirurgia de catarata. Então, para obter a resposta, é só continuar nesta matéria.
Quanto tempo leva uma cirurgia de catarata? Quão demorado é o pós-operatório? Quais são os cuidados que devo tomar ao sair da clínica? Se você vai passar pela cirurgia, com certeza uma ou mais dessas perguntas passou pela sua cabeça. Portanto, para garantir que todas elas sejam respondidas, é só se manter nesse artigo.
O que é o cristalino do olho?
A catarata afeta diretamente o cristalino do olho. Portanto, antes de falarmos sobre quanto tempo leva uma cirurgia de catarata, é interessante saber um pouco mais sobre como é essa doença. O cristalino é uma estrutura ocular, a qual é essencial para que possamos enxergar.
O cristalino é a lente natural dos nossos olhos e, dentre as suas funções, destaca-se o fato de ele controlar a passagem de luz. Sem luz, ninguém consegue ver. Então, sem o cristalino (ou com ele danificado), a pessoa não tem uma boa saúde ocular.
Ademais, o cristalino é composto por três classes de proteínas, açúcares, lipídios, água, diversos antioxidantes e moléculas de baixo peso. Muitas pessoas acham que essa estrutura ocular serve apenas para que possamos enxergar a longa distância, mas isso não é verdade.
É verdade que ele pode ser mais funcional para visão distante, já que ele foca os raios de luz na retina, o que acaba criando imagens claras de objetos que estão distantes. Contudo, sem o cristalino, é impossível enxergar, seja de perto, seja de longe.
Fora isso, em relação a sua estrutura, podemos dizer que ele é transparente, biconvexo e fica suspenso atrás da íris. Contudo, quando o paciente tem catarata, o cristalino tende a ficar opaco, além de ocasionar a turvação.
O que é a catarata?
Outro entendimento que você deve ter antes de falarmos quanto tempo leva uma cirurgia de catarata, é sobre o que exatamente é essa doença. Em suma, ela nada mais é que uma doença degenerativa gradual que afeta uma das estruturas oculares, que é o cristalino.
Apesar de não causar dor, a catarata pode levar à perda total da visão. Por isso, é fundamental reconhecer os sintomas e procurar o quanto antes por um médico que possa tratar o seu caso, a fim de evitar problemas maiores.
Como o cristalino tende a se degenerar com o tempo, a catarata é mais comum em pessoas com certa idade. No entanto, não se restringe a elas. Há outros fatores que podem culminar nessa doença, como a diabetes, pancadas, infecções, remédios corticoides, tabagismo e uso indiscriminado de colírios, por exemplo.
Como é a cirurgia de catarata?
Muitos procuram saber quanto tempo leva uma cirurgia de catarata, mas, para chegar nessa resposta, é preciso saber como esse procedimento é feito. Como falamos, a catarata afeta o cristalino e, por isso, é necessário removê-lo e limpar todos os vestígios da catarata.
Contudo, diferente do que pensam muitas pessoas, a cirurgia de catarata não demanda anestesia geral. Na verdade, o médico apenas pinga algumas gotas de colírio no olho que será operado, aguarda que ele faça efeito e inicia a cirurgia.
Então, o médico começa a fazer uma incisão microscópica no olho, em torno de 3mm. Através dessa incisão, aspira-se todo o cristalino danificado e, com um equipamento ultrassônico, qualquer vestígio da doença é sugado.
Esse processo estando pronto, o passo seguinte é apenas substituir o cristalino por uma nova lente que, mesmo sendo artificial, é capaz de devolver a saúde ocular. Concertar o grau ocular através da lenta, inclusive.
Como você pôde ver, é uma operação bastante intrusiva, mesmo que as incisões sejam minúsculas. Então, quanto tempo leva uma cirurgia de catarata? Falaremos sobre isso a seguir.
Quanto tempo leva uma cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais comuns nos olhos. Não é à toa que a cada dia que passa, novas tecnologias são desenvolvidas. Contudo, graças aos entendimentos que se tem hoje, a cirurgia pode ser feita em 30 minutos.
Há alguns médicos que, por já estarem bastante acostumados, fazem em 10 minutos. É verdade que essa é uma cirurgia que demanda bastante cuidado, mas, como falamos, já é um procedimento bastante conhecido.
Quando os pacientes perguntam sobre quanto tempo leva uma cirurgia de catarata, a resposta esperada é de uma hora mais ou menos. Contudo, graças às tecnologias que se tem atualmente, o tempo de duração reduziu drasticamente.
Esse é um dos motivos pelo qual algumas pessoas afirmam que, em comparação com outros procedimentos, a cirurgia de catarata é bastante tranquila. E, de fato, ela é.
Quanto tempo leva o pós-operatório?
Agora que você já sabe quanto tempo leva uma cirurgia de catarata, qual será o tempo média para o pós-operatório? Em relação a esse assunto, também não destoa tanto, já que o pós é bastante rápido, também.
Primeiro que a recomendação é de repouso parcial, e não absoluto. Então, mesmo que haja algumas restrições, o paciente tem bastante liberdade, se comparado com outras cirurgias. Apenas no primeiro dia que o médico pode indicar repouso absoluto e evitar qualquer tipo de esforço físico.
Mas, a partir dos 15 primeiros dias o paciente já pode voltar com grande parte da sua rotina, ou até antes, a depender de como a recuperação se desenvolve. O doente não precisa ficar sem assistir televisão, mexer no celular ou ler, por exemplo.
Fora isso, ele pode voltar a dirigir poucos dias após a cirurgia, desde que se sinta seguro. Contudo, o ideal é que você sempre seja acompanhado do seu médico, para que ele possa avaliar o seu caso e definir o que se pode ou não fazer. Mas, no geral, o pós-operatório é mais leve.