Dentre os cinco sentidos do corpo humano, o que as pessoas mais prezam é a visão. O medo de perder esse sentido é quase que unânime. Então, é comum que após um procedimento médico nos olhos, a pessoa tenha algumas dúvidas. Entre todas, a mais comum é se após cirurgia de catarata a visão fica embaçada. Falaremos sobre isso no decorrer desse artigo.

Após cirurgia de catarata a visão fica embaçada? Com certeza o seu médico deve ter lhe explicado sobre os cuidados ou até os possíveis riscos. No entanto, se ele não comentou nada sobre essa questão, é bem comum que você esteja na dúvida. Portanto, se você quer obter mais informações a respeito desse assunto, é só continuar nessa matéria.

É normal ter reações após a cirurgia?

Se você quer saber se após cirurgia de catarata a visão fica embaçada ou como fica o olho após cirurgia de catarata, primeiro é preciso saber se é comum ter algum tipo de reação. A verdade é que, quanto a esse ponto, nenhuma cirurgia está imune a reações adversas. Qualquer procedimento tem os seus riscos, e tudo é muito bem pontuado pelo próprio médico.

No entanto, no que diz respeito à cirurgia de catarata, não é tão comum ocorrer problemas. É um pouco raro, na realidade. Mas isso não é motivo para ficar preocupado, pois qualquer reação pode ser tratada com auxílio de alguns remédios, por exemplo.

Ademais, cada pessoa reage a cirurgia de uma forma diferente. Então, nem tem como afirmar que tais problemas não irão acontecer, uma vez que qualquer pessoa está suscetível a isso. Além do mais, essas reações podem ser consequência de algumas complicações

Por que após cirurgia de catarata a visão fica embaçada?

Primeiro porque cada pessoa reage de forma diferente a qualquer coisa, inclusive a procedimentos médicos. Pode acontecer, por exemplo, que a sua cirurgia tenha sido um sucesso, mas, após cirurgia de catarata a visão fica embaçada.

Muitas das vezes, o tecido do olho que prende a lente intraocular fica turvo, o que causa esse embaçamento. Inclusive, há um nome técnico para isso, que é “pós-catarata”. Fora isso, esse problema pode acontecer por falta de cuidados.

Ao final de qualquer cirurgia, o médico dá um parecer geral e explica sobre quais cuidados a pessoa deve tomar, para evitar agravamentos. Essas recomendações possuem um fundamento. No entanto, quando o paciente não respeita, esses problemas podem acontecer.

Fora isso, não podemos deixar de falar que após cirurgia de catarata a visão fica embaçada mesmo, e isso é normal. E isso acontece devido ao colírio para sedação que é usado para a cirurgia, o qual possui um efeito de 30 minutos a 1 hora.

Ou seja, ao final da cirurgia, o paciente vai sim ficar com a visão embaçada, mas é apenas efeito do processo de adaptação, que deve passar em poucas horas ou dias. No entanto, caso isso não ocorra, a visão turva pode ser decorrente da opacidade da cápsula que envolve o cristalino.

Quanto tempo após cirurgia de catarata a visão fica embaçada?

Isso vai depender muito, pois, como falamos, cada pessoa possui um estilo de vida diferente, e isso também vai influenciar. Algumas pessoas sentem a visão embaçada alguns dias após o procedimento, outras têm esse sintoma apenas meses depois.

Há ainda pessoas que ficam com a visão turva anos após a cirurgia. Então, para saber quanto tempo após cirurgia de catarata a visão fica embaçada, é um pouco difícil, pois é muito relativo. Não é regra que todos irão adquirir esse problema, mas, quando ocorre, não é possível precisar datas.

Há fatores de riscos para a visão ficar embaçada?

Sim! Muitas pessoas se perguntam se após cirurgia de catarata a visão fica embaçada, mas, para entender melhor sobre esse assunto, deve-se saber que há alguns fatores de riscos. Como já foi comentado, o estilo de vida vai influenciar muito nesse ponto.

É bem raro que ocorra algumas complicações após a cirurgia. No entanto, na grande maioria das vezes, isso acontece porque o paciente possui um ou mais quadro clínico:

  • Diabetes;
  • Dependentes químicos;
  • Glaucoma ou;
  • Alcoolismo.

Portanto, caso você se enquadre em um ou mais fator de risco, é essencial que você siga todas as recomendações médicas e consulte um oftalmologista de forma regular, para garantir que a sua recuperação não terá esses problemas.

O que fazer se após cirurgia de catarata a visão ficar embaçada?

É norma, ter dúvidas sobre cirurgia de catarata tempo de recuperação da visão mas saiba que isso vai sempre depender de como você se cuida. Como falamos, após cirurgia de catarata a visão fica embaçada devido ao processo de adaptação, e esse efeito deve passar em algumas horas ou no máximo em alguns dias. Portanto, caso a sua visão fique turva nos primeiros dias, saiba que é comum e você deve apenas seguir as orientações médicas.

Agora, caso note que o problema está se postergando por vários dias, torna-se necessário procurar o oftalmologista para saber o que está acontecendo. Na grande maioria dos casos, esse problema ocorre devido a opacidade da cápsula que envolve o cristalino. Nesse caso, se resolve com capsulotomia com YAG-laser.

Capsulotomia com YAG-laser

Esse é o procedimento mais comum quando após cirurgia de catarata a visão fica embaçada. Trata-se de uma técnica em que se faz uma abertura pequena no tecido posterior do cristalino. Por ser indolor, raras vezes ocorre o aumento da pressão ocular.

Mas, para prevenir que isso aconteça, o médico aplica um colírio que diminui a pressão do olho. É um procedimento bastante simples, onde tudo é feito apenas com auxílio de colírios anestésicos, onde o paciente não precisa ficar internado.

Após esse procedimento, o paciente pode voltar para casa com o problema resolvido, mas deve continuar seguindo as orientações para que não haja nenhum agravamento. Por ser algo mais simples, o paciente não deve sentir dor após a cirurgia.

Ademais, torna-se necessário ministrar colírios anti-inflamatórios, de acordo com aquilo que o médico lhe prescreveu. Além disso, o doente pode retornar às suas atividades normais assim que a operação for feita, devendo apenas tomar cuidado com o olho operado.

Caso as recomendações não sejam seguidas, o paciente pode desenvolver algumas complicações, como edema macular, edema da córnea, descolamento da retina ou outros danos que são similares.