Saiba aqui como fica o olho após cirurgia de catarata. A catarata é um problema que afeta muitos brasileiros e, por isso, esse é um procedimento cirúrgico bem comum de se fazer. E, se você precisa passar por esse procedimento, é normal ter inúmeras dúvidas. Para saber mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo.

Como fica o olho após cirurgia de catarata? Será que você volta a enxergar como antes assim que saí da clínica? De todos os sentidos humanos, com certeza a visão é a que as pessoas mais prezam. Então, se você quer saber mais alguns detalhes a respeito desse assunto, é só acompanhar esse artigo até o final.

O que é o cristalino?

Para que você saiba como fica o olho após cirurgia de catarata, é essencial entender algumas questões que se relacionam com o tema. Sendo assim, você deve entender o que é o cristalino, qual a sua função e até qual a sua ligação com a catarata.

Em suma, o cristalino nada mais é que uma das estruturas mais importantes dos nossos olhos, uma vez que ele é essencial para que possamos enxergar. O cristalino é a nossa lente natural, o qual é transparente e biconvexo, ficando suspenso atrás da íris.

O cristalino é composto por três classes de proteínas, açúcares, lipídios e água. Fora isso, também é possível encontrar diversos antioxidantes e moléculas de baixo peso. Em relação a sua função, ele é o responsável por focar os raios de luz na retina para criar imagens.

Grande parte das pessoas acredita que o cristalino é fundamental apenas para que possamos enxergar objetos de longe, mas isso não é verdade. Essa estrutura ocular ajuda tanto a focar coisas a longa distância quanto objetos de perto.

Contudo, à medida que o tempo passa, é normal que o cristalino envelheça. Devido a esse fato, há uma redução gradual na transparência e um aumento na dispersão e aberração das ondas de luz. Ou seja, o cristalino tende a mudar de forma, tornando-se branco à medida que a doença avança. Por essa razão que alguns se perguntam como fica o olho após cirurgia de catarata.

O que é a catarata?

A catarata, por sua vez, nada mais é que uma doença ocular degenerativa que atinge o cristalino, deixando-o opaco. Por isso, além de afetar a saúde dos olhos, a catarata modifica a aparência do cristalino. É por essa razão que pessoas que são afetadas por essa doença podem ficar com os olhos brancos ou opacos.

A catarata não apresenta qualquer dor, apenas alguns desconfortos como sensibilidade à luz, visão embaçada, visão dupla, dificuldade para distinguir cores e coisas semelhantes. Além disso, a doença está associada a pessoas mais velhas.

E isso acontece porque o cristalino se degenera de forma natural com o passar do tempo e, portanto, quanto mais velha a pessoa for, maiores são as chances desse problema se desenvolver. Contudo, ele não está restrito a esse grupo de pessoas.

Há outros fatores que podem contribuir para que essa doença apareça, como diabetes, tabagismo, infecção ocular, remédio corticoide, pancadas ou uso deliberado de colírios, por exemplo. Fora isso, há mais de um tipo de catarata.

Mas, independentemente do tipo que você desenvolveu, todas elas exigem o procedimento cirúrgico. Não há nenhum tratamento clínico como remédios para tratar esse problema. E esse é um motivo a mais para que se queira saber como fica o olho após cirurgia de catarata.

Como fica o olho após cirurgia de catarata?

Grande parte das pessoas que se perguntam como fica o olho após cirurgia de catarata, na realidade, querem saber se esse procedimento é capaz de devolver a visão e a coloração natural. E a resposta é sim, para ambas as perguntas.

E isso acontece porque, durante a cirurgia, o médico aspira toda a catarata e substitui o cristalino. Ou seja, aquela aparência opaca dos olhos desaparece, voltando a ser o que era antes. Agora, em relação à visão saudável, isso também tende a retornar quase que imediatamente.

Como falamos, um dos sintomas da catarata é a visão embaçada. Mas, assim que a cirurgia termina, o paciente já nota uma melhora significativa quanto a esse ponto. E essa melhora só tende a aumentar com o passar dos dias.

Contudo, uma outra coisa que você precisa saber sobre como fica o olho após cirurgia de catarata, é em relação aos efeitos colaterais. Mesmo sendo uma cirurgia simples, ela é bastante intrusiva e, por isso, os olhos precisam de um tempo para se acostumar.

Por esse motivo, alguns efeitos colaterais são comuns, e você precisa ter esse conhecimento, até mesmo para não estranhar. Nos próximos tópicos, falaremos sobre alguns dos efeitos colaterais.

Manchas de sangue

Algumas manchas de sangue e vermelhidão são muito comuns ao fim da cirurgia. E isso acontece devido a inflamação ou rompimento de pequenos vasos sanguíneos, que são chamados de hemorragias subconjuntivais.

Inclusive, nos primeiros dias, a aparência pode assustar um pouco, uma vez que a cirurgia é recente e, portanto, o efeito é bem evidente. Contudo, esse sintoma tende a sumir de forma espontânea e, geralmente, são inofensivas.

Sensibilidade à luz

Um dos sintomas da catarata é a maior sensibilidade à luz. Contudo, outra coisa que você precisa saber sobre como fica o olho após cirurgia de catarata é que ele volta a ter essa sensibilidade. Muito disso tem como razão o fato de os olhos estarem mais ressecados.

Olho seco

Praticamente todo paciente relata possuir esse sintoma, então, ao final da sua cirurgia, é bem provável que esse sintoma acometa os seus olhos, mesmo que em menor grau. O motivo de isso acontecer é porque é feito algumas incisões para fazer a cirurgia.

Durante o processo, alguns vasos e nervos são seccionados e, alguns deles, fazem parte do sistema sensitivo, que controla a produção de lágrimas. Contudo, os nervos tendem a cicatrizar em cerca de três meses e, após esse período, os seus olhos voltam ao normal. Mas, caso você já tenha apresentado esse sintoma antes da cirurgia, o problema pode se estender por mais tempo.