Não é raro ouvir relatos de pacientes que sentem embaçamento após cirurgia de catarata. No entanto, se a cirurgia é feita para melhorar a qualidade das vistas, será que é normal ter esse sintoma? É essencial que todas as suas perguntas sejam respondidas, pois dessa forma você ficará mais tranquilo.

Com certeza o seu médico deve ter passado algumas orientações da qual você deve seguir, e isso serve para que o pós-operatório seja o mais rápido possível. Contudo, se você tem notado embaçamento após cirurgia de catarata, isso pode lhe deixar um pouco tenso. Portanto, através desse artigo, você vai saber mais sobre o assunto.

O que é catarata?

Antes de falarmos sobre o embaçamento após cirurgia de catarata, é essencial que você entenda o que é essa doença. De maneira um pouco mais direta, catarata nada mais é que uma doença ocular degenerativa. Então, à medida que o tempo passa, esse problema tende a se tornar mais grave.

A catarata afeta diretamente o cristalino, que é a nossa lente natural é uma das estruturas essenciais para que possamos enxergar. É o cristalino que regula a entrada de luz, por exemplo. Contudo, sem luz, torna-se impossível visualizar alguma coisa.

Por isso, o principal risco da catarata é justamente deixar a pessoa completamente cega, e é por essa razão que é essencial que o paciente procure por ajuda médica o quanto antes, para evitar que problemas maiores aconteçam.

Em relação a estrutura do cristalino, ele tende a ser transparente. Mas, quando a catarata ataca, ele vai se tornando opaco. É por esse motivo que, quando o estágio da doença está avançado, os olhos se tornam mais “esbranquiçados”, por exemplo.

Fora isso, a catarata é mais comum em pessoas de mais idade, uma vez que, com o decorrer do tempo, o cristalino tende a ficar mais danificado. Contudo, há outros fatores que podem culminar nessa doença, por exemplo:

• Diabetes;
  • Pancadas;
  • Tabagismo;
  • Infecção ocular;
  • Remédios corticoides;
  • Má utilização de colírios.

Quais são os sintomas da catarata?

Em momento algum a catarata apresenta dor ao paciente, e essa é a principal razão pelo qual algumas pessoas demoram a procurar por algum médico. Afinal de contas, como é normal que pessoas mais velhas tenham uma piora na vista, muitos dos sintomas passam despercebidos.

Mas, como falamos, quanto antes o problema é identificado, melhor, pois há menos riscos. Por esse motivo, é essencial saber quais são os sintomas da catarata. Dentre todos, os mais comuns são os seguintes:

• Dificuldade em enxergar e perceber imagens;
  • Visão embaçada;
  • Visão dupla;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos;
  • Enxergar pessoas distorcidas;
  • Visualizar contornos borrados e disformes;
  • Sensação de enxergar a luz brilhar com mais intensidade.

Esses são os principais sintomas que as pessoas que sofrem de catarata relatam e, como você pôde notar, a visão embaçada é um dos sintomas. Então, se você sente embaçamento após cirurgia de catarata, será que isso quer dizer que a catarata não foi tratada ou que ela está voltando a acontecer? Falaremos sobre isso a seguir.

Embaçamento após cirurgia de catarata é normal?

Se um dos sintomas da catarata é ficar com a visão embaraçada, será que o embaçamento após cirurgia de catarata não quer dizer a mesma coisa? Essa é uma dúvida bastante comum e até compreensível, contudo, isso não procede.

Há vários efeitos colaterais decorrentes de cirurgia, os quais são considerados normais. E, dentre eles, o embaçamento após cirurgia de catarata está incluído. Isso acontece devido a um edema que ocorre naturalmente após qualquer cirurgia oftalmológica.

Então, é normal que nos primeiros dias ou até na primeira semana, você sinta embaçamento após cirurgia de catarata. Contudo, esse sintoma tende a sumir com o passar do tempo. Além do embaçamento, você pode ter a visão turva ou ter a sensação de estar em um ambiente esfumaçado, por exemplo.

Ademais, a sensação de embaçamento após cirurgia de catarata acontece porque o olho ainda está se adaptando ao processo cirúrgico. Afinal de contas, mesmo sendo uma intervenção um tanto simples e rápida, ela é bem intrusiva.

Portanto, o sistema ocular precisa passar por essa adaptação, mas, como dito, esse efeito tende a passar em poucos dias.

O que ajuda no embaçamento após cirurgia de catarata?

Ao final da cirurgia, o médico irá lhe passar uma série de recomendações, as quais todas devem ser seguidas. Inclusive, caso você relate ao médico sobre o embaçamento após cirurgia de catarata, com certeza ele irá prescrever um colírio anti-inflamatório.

Esse tipo de colírio é capaz de resolver o problema em poucos dias ou semanas, contudo, os pacientes que possuem alguma doença corneana, como Distrofia de Fuchs, podem levar mais tempo para se recuperar desse sintoma. Nesses casos, leva alguns meses para a recuperação total.

Quando avisar ao médico sobre embaçamento após cirurgia de catarata?

Você deve relatar tudo o que está sentindo em todas as suas consultas. Isso é essencial para que o médico entenda a sua situação e avalie se está tendo alguma melhora ou não. Então, se você está sentindo embaçamento após cirurgia de catarata, relate na mesma hora.

Quanto antes você relatar, antes ele vai tentar tratar esse problema. Fora isso, se após a primeira semana da cirurgia você não notar qualquer melhora, o médico deve ser procurado com certa urgência, em especial se estiver acompanhado de outros sintomas, como por exemplo, bolha de ar no olho após a cirurgia.

Em alguns casos, o embaçamento após cirurgia de catarata pode indicar ametropia residual ou olho seco, por exemplo. Diante disso, o médico pode tentar tratar com ajuda de colírios ou, em alguns casos, torna-se necessário a correção por óculos.

O embaçamento pode indicar algo grave?

Algumas vezes, sim. Contudo, não podemos deixar de falar que o agravamento em cirurgia de catarata é bem baixo. De todos os procedimentos feitos, estima-se que apenas 1% deles acontecem algum problema. Mas, quando ocorrem, eles são facilmente resolvidos.

Raras são às vezes em que é necessário uma nova cirurgia para consertar o problema. Na verdade, na grande maioria dos casos, é possível resolver com algum colírio ou gel específico, por exemplo.