Será que é normal sentir o olho arranhando após cirurgia de catarata? Nenhuma cirurgia está imune à riscos, então será que esse sintoma quer dizer que foi mal sucedido? É normal ter essas e outras dúvidas após passar por esse procedimento. Mas, nesse artigo, iremos falar com mais detalhe a respeito desse assunto. 

Algumas pessoas relatam sentir o olho arranhando após cirurgia de catarata e, por ser algo “incomum”, é normal que isso gere dúvidas. Será que é preciso procurar por algum médico, para saber o que está acontecendo? Para saber o que fazer diante dessa situação, é só continuar nesse artigo que iremos te explicar.

Como é feita a cirurgia de catarata?

Para saber se o olho arranhando após cirurgia de catarata é normal, é interessante que você saiba sobre alguns assuntos relacionados. Primeiro de tudo, você sabe como essa cirurgia é feita, por exemplo? Saber disso pode lhe explicar muita coisa.

Há mais de uma técnica para essa cirurgia, mas a mais comum é a facoemulsificação. Ou seja, é quando o médico extrai a catarata através de um ultrassom de alta precisão. 

Não é à toa que o médico apenas usa colírio e gel sedativo, por exemplo. O ultrassom serve para emulsificar o núcleo, o que irá facilitar a extração da catarata. Como não há abertura da córnea, os riscos são bem menores, tornando a cirurgia em um processo refrativo.

O propósito desse tipo de intervenção é fazer com que o doente obtenha ótimos resultados e inclusive é considerada a mais segura. Mas, se é a mais segura, por que você está sentindo o olho arranhando após cirurgia de catarata?

Efeitos colaterais pós-cirurgia é comum?

Por mais que possa assustar, a cirurgia de catarata é bem comum e bastante segura. Além do mais, é bem raro que esse tipo de intervenção acarrete algum efeito colateral longínquo. Com isso, queremos dizer que nas primeiras horas após a cirurgia, é normal sentir alguns efeitos.

E a grande parte desses efeitos é devido ao fato de o olho estar “se acostumando”. Contudo, esses efeitos devem cessar após algumas horas ou dias. Nesse ponto, é comum sim ter alguns efeitos colaterais após a cirurgia.

No entanto, o que não é comum é que esses efeitos permaneçam por mais tempo que o normal. Na verdade, é bem raro que isso aconteça. Estima-se que, de todas as cirurgias, os efeitos colaterais perduram por mais tempo em apenas 30% dos casos.

Em suma, você deve entender que sim, é normal ter efeitos colaterais, desde que eles não extrapolam o limite do comum. Mas, e o olho arranhando após cirurgia de catarata, é normal? Falaremos sobre isso logo a seguir.

É normal sentir o olho arranhando após cirurgia de catarata?

Como falamos, é normal possuir alguns efeitos colaterais assim que a cirurgia é feita. E, dentre os efeitos, é possível incluir o olho arranhando após cirurgia de catarata. Contudo, assim como ressaltamos no tópico anterior, é preciso se atentar a duração desse sintoma.

O olho arranhando após cirurgia de catarata está relacionado à pequena incisão que é feita para a cirurgia. Contudo, esse sintoma deve desaparecer após sete dias da cirurgia. No entanto, caso você tenha olho seco, essa sensação pode se prolongar por mais alguns dias.

No entanto, caso passe o período estipulado, deve-se consultar o médico. Em alguns casos, torna-se necessário fazer uma sutura para que haja a devida cicatrização. Mas não é grave.

Mesmo que o olho arranhando após cirurgia de catarata perdure por mais tempo que o adequado, saiba que isso não é sinônimo de agravamento ou que você terá de passar por uma nova intervenção com mais riscos. 

Apenas é raro esse problema acontecer, mas, quando ocorre, é bem simples de resolver. Então, não se preocupe! Além disso, remove-se essa sutura ocasionalmente após a cirurgia.

Quais são os outros efeitos colaterais da cirurgia de catarata?

Já falamos que o olho arranhando após cirurgia de catarata é algo normal, mas também citamos que há outros efeitos colaterais que podem acometer as pessoas que passam por essa cirurgia. Então, para que você não se sinta assustado, iremos falar sobre eles nos tópicos seguintes.

Olho seco

Dentre todos os efeitos colaterais, com certeza esse é um dos mais comuns, uma vez que praticamente todos os pacientes apresentam esse sintoma, mesmo que em grau menor. E isso acontece porque, para que a incisão possa ser feita, alguns nervos são seccionados.

E esses nervos fazem parte do sistema sensitivo, responsável por controlar a produção de lágrimas. Mas, na grande maioria das vezes, eles cicatrizam em três meses. Além disso, caso você já tenha olho seco antes da cirurgia, o desconforto pode ser um pouco maior.

Sensibilidade à luz

Esse é outro sintoma normal quando há remoção da catarata, uma vez que ocorre o ressecamento ocular. No entanto, quando o paciente “espreme” os olhos quando é exposto a luz, pode ser um sinal de inflamação específica no olho.

Manchas de sangue

Além do olho arranhando após cirurgia de catarata, um outro sintoma que deixa algumas pessoas em estado de pânico é o olho vermelho. Mas esse efeito colateral é muito comum, uma vez que é normal que alguns pequenos vasos sanguíneos se rompam durante a cirurgia.

Chamam-se essas manchas de sangue de “hemorragia subconjuntival”. É normal que a aparência dos olhos cause estranheza, mas geralmente são inofensivas e se resolvem naturalmente. Em média, esse sangramento ocorre até três semanas após a cirurgia.

Mas, como essa é uma das reações que mais dá mesmo. Saiba que você deve avisar o seu médico quando a vermelhidão for acompanhada de dor, sensibilidade à luz ou piora de visão. Nesses casos, pode indicar algo um pouco mais sério.

Flashes de luz

Também é normal enxergar partículas que flutuam em pequenos pontos ou linhas no seu campo de visão. São apenas sombras das pequenas partículas contidas no vítreo, uma substância que preenche o seu olho. Esse problema se resolve de forma espontânea.