O olho doendo após cirurgia de catarata é normal? Mesmo que o seu médico tenha dado algumas orientações, é normal que alguma dúvida surja no decorrer dos dias. Afinal de contas, é apenas quando você volta à rotina que se nota algumas coisas. Portanto, para saber mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo.

Com certeza o seu médico ou até pessoas que você conhece já lhe comentaram que há alguns sintomas comuns desse tipo de intervenção médica. Mas será que o olho doendo após cirurgia de catarata style=”font-weight: 400;”> é uma delas? É preciso se atentar a todos os detalhes para garantir uma boa recuperação. Falaremos mais sobre isso no decorrer desse artigo.

O que é o cristalino do olho?

Para entender melhor essa situação, bem como saber se o olho doendo após cirurgia de catarata é normal, torna-se necessário compreender algumas questões que se relacionam ao tema. Em suma, o cristalino é a nossa lente natural.

Ou seja, é por conta dela que conseguimos enxergar e obter uma visão nítida de todas as distâncias. Aquela ação que temos de semicerrar os olhos, a fim de visualizarmos com mais clareza algum objeto que está longe, só é possível por conta do cristalino do olho.

Quando se olha para perto, o cristalino fica mais gordinho, porque ganha mais convergência, ou seja, direciona os raios de luz para dentro. Em contrapartida, quando se olha para longe, ele fica mais fino e, portanto, menos convergente. Dessa forma, diminui o poder de refração da luz.

Contudo, essa capacidade começa a diminuir por volta dos 40 anos. E isso acontece porque, com o passar do tempo, o cristalino tende a perder a sua transparência, o que ocasiona em borrão da visão. Mas o que isso tem a ver com a catarata? Falaremos sobre isso a seguir.

O que é catarata?

A catarata nada mais é que uma doença ocular que atinge justamente o cristalino do olho, a principal estrutura que nos faz enxergar. E é por esse motivo que a catarata é uma doença gradativa que, se não for tratada, pode levar à cegueira.

Contudo, dentre todos os sintomas dessa doença, a dor não é uma delas. E esse é o principal motivo pelo qual as pessoas se perguntam se o olho doendo após cirurgia de catarata é normal, haja vista que essa sensação, até então, não era experimentada.

Mas, para entender melhor sobre essa questão, é preciso se aprofundar um pouco mais nesse conhecimento. Por isso, no tópico abaixo, iremos explicar como é feita a cirurgia de remoção de catarata.

Como é feita a cirurgia de catarata?

Como o cristalino está ficando opaco, caso o problema não seja resolvido, a pessoa pode chegar a ficar cega. Por isso, a intervenção cirúrgica deve ser feita o quanto antes.

Para poder fazer isso, o cirurgião deve fazer uma microscópica incisão (em torno de 3mm) e, através da facoemulsão, ele remove a catarata. Feito isso, ainda é preciso aspirar os fragmentos da doença, para garantir que o problema não torne a acontecer.

Esse procedimento é feito com auxílio de um equipamento ultrassônico, o que garante que esse problema não torne a acontecer. Feito isso, basta implantar a lente intraocular, que é uma espécie de cristalino, só que artificial.

Em seguida, é só questão de o médico fazer os procedimentos necessários para encerrar a cirurgia. Como você pode notar, trata-se de uma intervenção um tanto quanto intrusiva, mas que em nenhum momento causa dor ou desconforto.

Se você está se perguntando quanto tempo leva uma cirurgia de catarata, não deve se preocupar, é rápida. Na realidade, alguns pacientes chegam até a dormir durante a cirurgia, que dura no máximo 40 minutos. Então, diante disso, será que é normal olho doendo após cirurgia de catarata? Falaremos com mais propriedade sobre o assunto no tópico seguinte.

Olho doendo após cirurgia de catarata, é normal?

Mais ou menos. Uma dor leve é até normal de acontecer, afinal de contas, como você mesmo leu, a cirurgia é bastante intrusiva.

Devido as incisões, por menores que sejam, é possível que você sinta uma leve dor ou desconforto ocular, em especial se você for mais sensível. Se a dor for leve, pode ser em decorrência de alguma reação inflamatória natural após a operação.

Então, nesse caso, o olho doendo após cirurgia de catarata é normal e, inclusive, a grande parte dos pacientes se queixam apenas de um leve desconforto de imediato após a cirurgia. No entanto, esse sintoma tende a passar poucas horas depois.

Rara são as vezes em que esse problema tende a persistir por mais de um dia, mas, até então, pode ser apenas reação normal, desde que seja uma dor em grau leve. No entanto, se o olho doendo após cirurgia de catarata persistir por vários dias, o seu médico deve ser consultado o mais rápido possível.

Olho doendo após cirurgia de catarata pode ser algo grave?

Para respondermos essa pergunta, primeiro você deve saber que os riscos desse tipo de cirurgia são bem baixos. Estima-se que menos de 1% cause alguma complicação grave. Então, até pode ser que o olho doendo após cirurgia de catarata seja algo grave, mas as chances são bem pequenas.

Caso a dor seja constante e acompanhe outros sintomas, o que pode ter acontecido é uma infecção no pós-operatório, o que é uma condição muito rara. Estima-se que menos de uma em cada mil pessoas terá esse problema.

Trate o quanto antes a endoftalmite(infecção). E isso se faz necessário para que o reforço de colírios antibióticos controle o quadro infeccioso. Nesse caso, o paciente pode ter os seguintes sintomas:

Então, caso você apresente olho doendo após cirurgia de catarata e os demais sintomas, como olhos lacrimejando após cirurgia de catarata procure o quanto antes o seu médico, para que ele intervenha da maneira adequada. Alguns antibióticos podem ser acrescentados, o que tende a resolver ou amenizar o caso em um ou dois dias.