Cirurgia de catarata a laser com implante de lente: você conhece?

Os procedimentos médicos estão cada vez mais avançados. Não é à toa que, a cirurgia de catarata a laser com implante de lente nem sequer precisa de internação, por exemplo. Então, se você quer saber mais a respeito desse assunto, basta conferir essa matéria até o final!

Muito vem se falando sobre a cirurgia de catarata a laser com implante de lente. No entanto, ainda que pareça ser uma tecnologia inovadora, é essencial que você saiba os detalhes a respeito desse procedimento, pois há muita falta de informação. Portanto, para se manter atualizado, é só conferir esse artigo.

O que é catarata?

A catarata é a doença ocular mais comum em todo o mundo, e o principal motivo disso é porque ela está associada ao envelhecimento. Contudo, para que você entenda melhor sobre esse assunto, bem como sobre a cirurgia de catarata a laser com implante de lente, deve-se entender alguns pontos.

A catarata é uma doença que incita a perda da transparência do cristalino. Mas o que é isso? O cristalino faz parte da estrutura ocular. Em resumo, ele é a lente natural dos nossos olhos e tem direta ligação com a qualidade e capacidade de visão.

Sabe quando você espreme os olhos para poder focar em algo? Então, isso só se torna possível por conta do cristalino. Aliás, é justamente essa atitude que contribui para que a catarata se desenvolva, por exemplo.

Isso acontece porque, ao “espremer” os olhos, o cristalino tende a se desgastar. Fora isso, ele também está suscetível a acumular detritos, como células mortas, gorduras, detritos de medicamentos e outros. Então, quando há esse excesso, ocorre a perda de transparência do cristalino.

Sendo assim, diante desses casos, a cirurgia de catarata se torna a única opção. E isso acontece porque, até hoje, não há nenhum colírio, gel ou medicamento que possa reverter esse problema.

O que preciso saber sobre a cirurgia de catarata a laser com implante de lente?

Quando se fala da cirurgia de catarata a laser com implante de lente, grande parte das pessoas acredita ser um procedimento novo e revolucionário. É claro que todas as tecnologias com intuito de facilitar são bem-vindas. No entanto, tudo precisa de um período de adaptação.

Então, em relação a cirurgia de catarata a laser com implante de lente, o que se pode falar é que, até os dias de hoje, a cirurgia não é realizada completamente por laser, mas apenas algumas etapas, e essa é principal coisa que temos de desmistificar sobre o assunto.

Ademais, a cirurgia de catarata a laser com implante de lente não é recomendada para todas as ocasiões. Na verdade, o médico e o cirurgião devem avaliar cada caso e, só depois disso, definir qual é o melhor tipo de cirurgia, pode ou não ser a laser.

Além do mais, a recuperação visual é bem semelhante com a cirurgia tradicional ou até superior. Nos primeiros dias, a visão tende a ficar um pouco mais turva, uma vez que a córnea pode demorar mais para se recuperar do procedimento.

Como é feita a cirurgia de catarata a laser?

A cirurgia de catarata possui algumas especificidades. Mas, assim como na tradicional, o paciente deve ser submetido a cirurgia apenas depois que o médico aplicar o colírio e gel anestésico.

Feito isso, acopla-se a máquina ao olho que será operado. Em seguida, todo o processo seguinte é feito através da tela de um computador, onde é possível definir o tamanho das incisões, posição e o tamanho da abertura da cápsula, por exemplo.

Então, de certa forma, a cirurgia de catarata a laser com implante de lente tende a ser mais segura e precisa. Sendo assim, acaba que isso confere um melhor resultado cirúrgico, em especial quando o cirurgião usa lentes intraoculares tóricas e multifocais.

A cirurgia de catarata a laser com implante de lente é imprecisa?

A cirurgia de catarata a laser é bastante recente e ainda precisa passar por algumas adaptações. Contudo, isso não quer dizer que ela é imprecisa, mas muito pelo contrário. A realidade é que a cirurgia a laser garante algumas vantagens.

A ideia da cirurgia de catarata a laser com implante de lente é proporcionar maior segurança e diminuir os riscos de complicações ao paciente. Fora isso, o laser faz com que o cirurgião tenha mais controle sobre alguns processos, como:

  • Incisão;
  • Fragmentação da catarata e;
  • Capsulorhexis.

Ou seja, em termos gerais, o intuito da cirurgia de catarata a laser é melhorar os resultados, trazer mais segurança ao paciente e mais precisão ao cirurgião. Contudo, há algumas considerações a serem feitas sobre esse assunto.

A cirurgia a laser tem um tempo cirúrgico maior, o que impacta na recuperação do paciente, que tende a ser mais demorada. Além disso, caso o paciente queira implantar uma lente intraocular premium, isso não pode ser feito a laser.

Ou seja, de acordo com alguns estudos e médicos oftalmologista, a cirurgia de catarata a laser com implante de lente não apresenta nenhuma vantagem clínica, uma vez que o método tradicional é capaz de oferecer os mesmos resultados.

Qual é a melhor cirurgia de catarata?

Agora que você entende um pouco mais sobre a cirurgia de catarata a laser com implante de lente, é possível que se questione sobre qual é o melhor tipo de intervenção cirúrgica. Isso vai depender de vários fatores.

Primeiro de tudo, há mais de um tipo de catarata. Para cada uma, pode ser indicado um processo específico. Fora isso, deve-se analisar a situação do paciente e avaliar se há algum fator de risco antes de tomar qualquer decisão.

Mas, se você quer saber se vale mais a pena a cirurgia a laser ou a comum, a verdade é que não há tanta diferença. Isso depende apenas de por qual método o cirurgião se sente mais seguro. Contudo, o método a laser tende a ser mais demorado e, por consequência, o pós-operatório também é mais demorado.