Quando voce tem fazer uma cirurgia de catarata, os implantes de lentes multifocais podem reduzir a necessidade de óculos de leitura. Mas eles não são perfeitos. “Muitas pessoas acham que essas lentes as deixam com brilho incômodo, ou ‘halos’, que afetam negativamente sua visão noturna”, explica o oftalmologista Aimee Haber, MD. “Esta situação tem sido frustrante para pacientes e oftalmologistas.”

“Em vez de fornecer um ‘ponto ideal’ (ou pontos) onde você pode ver claramente, ele oferece um alcance de visão contínuo. Isso se aproxima mais da capacidade que temos em nossos 20 anos de mudar o ponto focal da visão de longe para intermediária para perto”, explica ela.

O que é uma catarata?

A catarata é uma turvação e amarelecimento da lente natural que focaliza a luz em seu olho. Afetando mais da metade das pessoas que vivem até os 80 anos, a catarata pode ser causada não apenas pelo envelhecimento, mas também por lesões oculares, medicamentos esteróides e doenças como diabetes.

Os cirurgiões removem uma catarata quebrando-a em pequenos pedaços usando ultra-som e removendo esses pedaços através de uma pequena incisão auto-selante. Em seu lugar, eles implantam uma lente artificial clara. O procedimento leva cerca de 10 minutos.

O que as diferentes lentes artificiais fazem?

Por muitos anos, as lentes artificiais corrigiam apenas miopia (miopia) e hipermetropia (hipermetropia). Eles não fizeram muito para presbiopia ou astigmatismo.

“Assim, a maioria das pessoas que precisavam de óculos graduados antes da cirurgia de catarata ainda precisariam deles após a cirurgia”, diz o Dr. Haber.

Em 1998, a primeira lente artificial para corrigir o astigmatismo permitiu que os pacientes confiassem menos em seus óculos graduados; mas muitos ainda precisavam de leitores de balcão.

Há pouco mais de uma década, chegaram as primeiras lentes multifocais destinadas a corrigir a presbiopia. Como bifocais e trifocais, parte de cada lente corrigida para a distância, enquanto parte corrigida para a visão de perto.

“Um tipo de lente Symfony pode ajudar a corrigir a presbiopia e o astigmatismo ao mesmo tempo”, diz ela. “A grande maioria dos meus pacientes que escolhem essa lente tem excelente visão para leitura, trabalho no computador e direção – tudo sem a necessidade de óculos.”

A maioria dos pacientes melhorou a visão noturna, sem ofuscamento ou halos significativos.

O que a nova lente faz?

A nova lente amplia a profundidade de foco, melhora o contraste e melhora a experiência visual geral, de acordo com o Dr. Haber.

“Muitos pacientes dizem que sua visão está ainda mais clara e nítida do que antes da catarata”, diz ela.

O procedimento para inseri-lo não é diferente de qualquer outra cirurgia de catarata. A sedação “Crepúsculo” é usada e os pacientes não sentem dor durante ou após a cirurgia.

A visão geralmente é muito boa imediatamente após a cirurgia, e os pacientes podem ler e assistir TV no dia seguinte.

Você tem que pagar mais pela lente?

Há uma taxa adicional para a lente Symfony porque o Medicare e os planos de saúde cobrem apenas a lente de substituição tradicional.

“Quando as pessoas percebem que talvez nunca mais precisem comprar lentes bifocais ou trifocais caras, ou mesmo óculos de leitura, o preço geralmente parece valer a pena”, diz o Dr. Haber.

Os pacientes também apreciam poder ser ativos sem precisar usar óculos, acrescenta ela.

O Instituto Ortopédico, nosso parceiro, enviou este conteúdo como cortesia.