Será que o olho vermelho após cirurgia de catarata é um sintoma comum? Muitas coisas podem acontecer após esse procedimento cirúrgico. Contudo, mesmo que o seu médico tenha explicado algumas questões, é normal que uma hora você tenha alguma dúvida. Falaremos sobre isso e muito mais no decorrer desse artigo. Confira!

Olho vermelho após cirurgia de catarata é um sintoma comum? Em que ocasião você deve relatar ao seu médico? Será que esse simples sintoma pode ser um indício de que algo mais grave está acontecendo?

Iremos responder essas e outras perguntas através dessa matéria. Então, não deixe de conferir.

O que é catarata?

Antes de falarmos se olho vermelho após cirurgia de catarata é normal, há algumas coisas que precisamos esclarecer a respeito desse assunto. Ainda que você tenha que passar por esse procedimento médico, será que você realmente sabe o que é a catarata?

Muito se fala que a cirurgia para resolver esse problema é bem tranquila e, por conta disso, algumas pessoas acham que se trata de um problema simples e que não requer urgência. No entanto, a realidade é o completo oposto desse pensamento.

A catarata nada mais é que um problema ocular gradativo. Ou seja, à medida que o tempo passa, o problema tende a se desenvolver cada vez mais. A grande questão acerca desse assunto é que a catarata afeta o cristalino do olho, uma estrutura ocular essencial para que possamos enxergar e discernir imagens.

Em suma, a catarata nada mais é que uma doença caracterizada pela perda da transparência do cristalino, que é a nossa lente natural. Então, quando esse problema é tratado com negligência, o doente pode correr o risco de perder a visão por completo.

Com isso, estamos querendo dizer que antes de saber se olho vermelho após cirurgia de catarata é normal, é preciso entender a gravidade e urgência dessa doença. É verdade que a cirurgia não é muito complicada, mas isso não quer dizer que você deve tratar de qualquer jeito.

Quais são os sintomas da catarata?

Como qualquer outro procedimento médico, quanto antes o problema é descoberto, melhor. Afinal de contas, mais fácil é resolver o problema, uma vez que ele ainda não se desenvolveu a ponto de poder gerar possíveis complicações. Dentre os sintomas, podemos citar:

  • Visão nebulosa;
  • Visão dupla;
  • Sensibilidade à luz;
  • Enxergar brilhos e halos;
  • Dificuldade para ler, dirigir e andar.

De todos os sintomas, com certeza esses distúrbios na visão são os mais comuns, haja vista que é o que os pacientes mais costumam reclamar. No entanto, como você pôde perceber, a vermelhidão não é um dos sintomas de que a doença está se desenvolvendo.

Inclusive, esse é um dos motivos pelo qual as pessoas acham que olho vermelho após cirurgia de catarata não é normal. Além do mais, o fato de a catarata não causar nenhuma dor ao paciente, faz com que algumas pessoas posterguem para procurar ajuda médica.

No entanto, as coisas não podem ser desse jeito. A catarata é um problema sério e, de início, é um tanto silenciosa. Mas saiba que, quanto antes procurar por um especialista, melhor, uma vez que o problema tende a se resolver com mais rapidez.

Olho vermelho após cirurgia de catarata é normal?

O olho vermelho após cirurgia de catarata é sim um sintoma normal. E isso acontece principalmente porque, durante o procedimento, o cirurgião tende a fazer pequenas incisões, onde há a ruptura de alguns vasos.

Além do mais, é comum que a cirurgia cause uma reação inflamatória leve aos olhos. E devido a essa inflamação o olho fica levemente vermelho nos primeiros dias. No entanto, tudo é questão de equilíbrio e notar o quão intenso está a vermelhidão.

No primeiro dia, é comum que você se assuste um pouco, pois, como é recente, os olhos ainda estão se acostumando e se adaptando. Portanto, os olhos ficarão bem vermelhos. Mas, com o passar do tempo, essa situação tende a amenizar.

Agora, se o olho continuar muito vermelho, mesmo usando as medicações, o ideal é que você procure pelo seu médico para que ele possa lhe avaliar e garantir que nada fora do comum esteja acontecendo no pós-operatório.

Quando devo avisar ao médico sobre o olho vermelho após cirurgia de catarata?

Como dito no tópico anterior, tanto o olho vermelho quanto algumas manchas de sangue são sintomas muito comuns ao final da cirurgia, que nada mais são que pequenos vasos sanguíneos. Inclusive, essas pequenas rupturas se chamam hemorragias subconjuntivas.

Certo, mas quando informar ao médico sobre o olho vermelho após cirurgia de catarata? Esse sintoma possui um tempo médio de duas a três semanas até a sua completa reabsorção. No entanto, caso esse tempo passe, e você não note qualquer melhora, o seu médico deve ser acionado.

Fora isso, se a vermelhidão acompanhar dor, sensibilidade à luz ou piora de visão, o oftalmologista deve ser consultado de forma imediata pois. Nesses casos, pode indicar algum problema mais grave, como um edema, por exemplo.

Olho vermelho após cirurgia de catarata pode indicar algo mais grave?

Em alguns casos, o olho vermelho após cirurgia de catarata pode sim indicar um problema um pouco mais grave, como um edema. Contudo, não há motivos para se preocupar. Primeiro porque esse tipo de complicação é bem raro de acontecer.

Estima que menos de 1% das cirurgias possuem algum tipo de complicação. Contudo, caso a vermelhidão seja decorrente da aparição de um edema, por exemplo, saiba que todas essas complicações são fáceis de se resolver.

Rara são as vezes em que será preciso uma outra cirurgia para resolver o problema. Na realidade, na grande maioria das vezes, soluciona-se esses problemas com colírio ou gel. Ademais, os sintomas tendem a se amenizar logo no primeiro dia.

É claro que tudo vai depender de como está o seu caso e, para isso, o médico precisa avaliar os seus olhos e ver o que ocasionou o olho vermelho após cirurgia de catarata. Mas, como falamos, na grande maioria das vezes, trata-se de algo comum.