Olhos lacrimejando após cirurgia de catarata é um sintoma normal? O fato é que esse tipo de intervenção ocular é bastante sensível. Portanto, é muito comum que você tenha algumas dúvidas. E para garantir a sua tranquilidade, é essencial que todas as perguntas sejam respondidas. Portanto, para saber mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo.

Muito se fala que há alguns efeitos comuns decorrente desse tipo de tratamento. Mas será que os olhos lacrimejando após cirurgia de catarata é normal? Para responder essa pergunta, é preciso avaliar alguns pontos. Então, basta conferir essa matéria para ter todas as suas dúvidas sanadas.

O que é catarata?

A catarata nada mais é que uma doença ocular indolor, mas que leva a perda progressiva da visão. Para entender melhor essa questão, você precisa saber um pouco mais sobre o cristalino do olho. Trata-se de uma estrutura transparente, que funciona como uma lente natural.

Ou seja, basicamente é o cristalino que nos faz enxergar. No entanto, quando a pessoa desenvolve a catarata, quer dizer que o cristalino está sendo acometido, ou seja, tornando-se opaco. Diante disso, à medida que o tempo passa, a visão vai diminuindo.

Esse é um problema bem comum entre as pessoas mais velhas, uma vez que essa doença está associada à idade avançada. E isso acontece porque o cristalino, de forma natural, acaba se desgastando. Sabe quando você força os olhos, para focar em algo? Então, essa simples atitude, a longo prazo, danifica o cristalino.

Por que lacrimejamos?

Para melhor entender se os olhos lacrimejando após cirurgia de catarata é normal você deve compreender o motivo pelo qual isso acontece. Os olhos se enchem de água através das lágrimas, e isso acontece para a própria proteção.

As lágrimas são um líquido formado por água, sais minerais e lipídios, onde a sua função é de manter os olhos lubrificados. Através desse processo, limpa-se inúmeras impurezas e corpos estranhos, como poeira ou poluição, por exemplo.

Ou seja, é comum que os olhos lacrimejem, mas será que os olhos lacrimejando após cirurgia de catarata também é normal? Pelo fato de você ter acabado de passar por uma cirurgia um tanto intrusiva, é comum que os seus olhos ainda estejam se acostumando.

No entanto, em olhos normais (que não passaram por cirurgia), o excesso pode significar algum problema como inflamação nos olhos ou então pela drenagem inadequada das lágrimas. Mas, na grande maioria das vezes, essa é apenas uma condição temporária.

Contudo, caso o incômodo seja persistente, deve-se procurar um médico para que ele avalie o caso e veja se há necessidade de alguma intervenção.

Olhos lacrimejando após cirurgia de catarata é normal?

Depois do preparo para cirurgia de catarata, existe o processo de recuperação e alguns cuidados. Assim que a cirurgia de catarata é feita, é normal que o paciente tenha algumas reações adversas, como náusea, desorientação, flashes e sombras, por exemplo. Mas será que os olhos lacrimejando após cirurgia de catarata é comum?

De certa forma, sim. Mas, na grande maioria das vezes, esse lacrimejamento excessivo decorre de uma piora transitória da síndrome de disfunção lacrimal devido a manipulação cirúrgica. Por isso, mesmo que seja “normal”, o seu médico deve estar ciente.

Além do mais, esse sintoma tende a melhorar, em média, de 4 a 6 meses após a cirurgia. Mas, durante todo esse período, é preciso que o seu médico esteja ciente de tudo o que está acontecendo, para evitar piora no seu quadro clínico.

Olhos lacrimejando após cirurgia de catarata pode ser perigoso?

Até pode, mas depende da frequência e da quantidade com que os seus olhos lacrimejam. Como falamos acima, é normal os olhos lacrimejando após cirurgia de catarata, pois há o processo de adaptação. No entanto, caso seja algo muito intenso, pode indicar outras coisas.

O excesso de lágrima pode indicar uma inflamação, por exemplo, ou que os seus olhos estão com uma drenagem inadequada. Portanto, nesse caso, é ideal que você procure pelo seu médico para que ele possa avaliar a situação e definir a melhor alternativa.

É possível tratar olhos lacrimejando após cirurgia de catarata?

Mesmo que esse sintoma não cause dor, é inegável afirmar que é bastante desconfortável. Portanto, será que é possível tratar os olhos lacrimejando após cirurgia de catarata? Na grande maioria das vezes, esse problema é tratável.

Contudo, para garantir que seja esse o seu caso, é recomendável procurar por um consultório, onde seja possível definir o melhor tratamento. No entanto, esse problema pode ser resolvido com o uso de lubrificantes oculares.

Mas, em hipótese alguma, use um colírio qualquer, pois isso pode piorar a situação. O ideal é procurar pelo oftalmo, para que ele lhe indique qual é o mais indicado para o seu caso. Geralmente, o médico prescreve um sem conservante.

Por que acontece de os olhos lacrimejarem após a cirurgia de catarata?

Isso acontece porque é um processo natural depois da cirurgia. Durante o procedimento, o médico precisa fazer algumas incisões, por exemplo. E, por mais que o intuito seja de fazer a limpeza e substituir o cristalino, o olho precisa se acostumar a essas novas condições.

Além do mais, os olhos lacrimejando após cirurgia de catarata podem ter ligação com a presença de olho seco, por exemplo, que é um outro sintoma muito comum. Além disso, o problema de lacrimejamento também pode ter ligação com o desmame de colírio à base de corticoide.

Mas o fato é que o lacrimejamento está presente em qualquer técnica cirúrgica para catarata, a grande questão é ficar de olho na quantidade e na frequência com que isso acontece. Nesses casos, pode indicar algo um pouco mais sério.

Contudo, melhor do que tratar esse problema, é muito melhor evitá-lo, não é mesmo? Sendo assim, para evitar olhos lacrimejando após cirurgia de catarata, é essencial que você siga todas as instruções do seu médico em relação ao pré e pós-operatório.

Então, assim que chegar em casa, comece de imediato a fazer uso dos remédios e colírios que o seu médico receitou. Ao fazer isso, você vai evitar muitos problemas e complicações, incluindo os olhos lacrimejando.

Dicas também no Portal Útil