Qualquer intervenção médica é passível de reações adversas. Por exemplo, será que é normal enxergar sombra após cirurgia catarata? Contudo, mesmo que seja algo “normal”, o fato de ser algo incomum para os pacientes faz com que muitos fiquem preocupados. Se você quer saber mais sobre essa questão, é só continuar nessa matéria.
É normal ver sombra após cirurgia catarata? Quais efeitos são comuns após a cirurgia? Quanto tempo eles devem durar? Há alguma coisa que você possa fazer para amenizar esses sintomas? Todas essas perguntas são bem recorrentes e, para ter a resposta de todas elas, basta continuar nesse artigo.
O que é catarata?
A catarata nada mais é que um dos problemas oculares mais comuns, e o grande problema é que a grande maioria das pessoas só nota que há algo errado quando a doença já está um pouco avançada. E isso acontece em especial porque ela não causa dor.
Contudo, o problema é mais sério. Mesmo que o doente não tenha dor, a catarata pode levar à perda progressiva da visão. A catarata afeta o cristalino do olho, que é uma estrutura transparente que funciona como uma lente.
É o cristalino que nos possibilita focar nos objetos, por exemplo. Mas, quando se tem catarata, o cristalino tende a ficar opaco, o que reduz a visão. Então, quando algumas pessoas enxergam sombra após cirurgia catarata, podem achar que o problema não foi resolvido.
Afinal de contas, um dos sintomas da catarata é justamente enxergar algumas sombras e borrões. Além disso, pessoas de mais idade são mais propensas a desenvolver esse problema, uma vez que, naturalmente, o cristalino tende a se desgastar.
Contudo, a catarata pode ser causada por outros fatores, como diabetes, uso constante e indiscriminado de corticóides, pancadas, infecções oculares, tabagismo ou má utilização de colírios, por exemplo.
Quais são os sintomas da catarata?
Como a sombra após cirurgia catarata<span style=”font-weight: 400;”> causa espanto pelo fato deste ser um dos indicativos do problema, é possível que você se pergunte quais são os demais sintomas relacionados a esse problema. O principal sintoma é a diminuição na visão. Contudo, os seguintes sintomas podem surgir:
- Aumento de sensibilidade à luz;
- Dificuldade para enxergar e perceber imagens;
- Enxergar pessoas distorcidas;
- Ver objetos duplicados;
- Visão embaçada etc.
Ademais, esses sintomas podem aparecer tanto de maneira conjunta como separados. No entanto, a qualquer suspeita, o médico deve ser procurado de imediato, a fim de o quanto antes.
Sombra após cirurgia catarata é normal?
Acabamos de falar que enxergar sombras é um dos sintomas de catarata. Sendo assim, se você está vendo sombra após cirurgia catarata, será que isso quer dizer que o problema não foi devidamente solucionado, ou que você está desenvolvendo catarata mais uma vez?
Não! Na realidade, assim que a cirurgia acaba, é normal ter algumas reações, e enxergar sombra após cirurgia catarata é uma delas. Isso acontece devido a falta de organização do vítreo, que nada mais é que o gel que preenche o olho.
E, na realidade, enxergar essas sombras é normal para qualquer pessoa. Uma vez que a desorganização do vítreo é algo comum. Contudo, o que acontece é que a catarata facilita essa percepção, o que faz com que o paciente ache ser algo grave, mas não é.
Além disso, na grande maioria dos casos, esse sintoma tende a passar de forma natural, com o passar do tempo. No entanto, caso o problema se estenda por longos dias, talvez isso possa indicar uma complicação.
Sombra após cirurgia catarata pode indicar complicação?
Praticamente todos os pacientes que passam por essa cirurgia relatam enxergar essa sombra, a qual deve passar algumas semanas depois. No entanto, caso o tempo passe e você continue vendo sombra após cirurgia catarata, é preciso tomar algumas atitudes.
Nesses casos, é preciso fazer um exame de mapeamento de retina, a fim de avaliar se há alguma associação com a alteração da retina. Caso haja algum buraco ou afinamento na retina, esse exame irá mostrar.
Fora isso, em raras vezes ocorre o fenômeno chamado “disfotopsia negativa”. Esse fenômeno consiste em o paciente notar uma área escura no seu campo de visão periférico. Nesse caso, para reverter esse problema, o doente precisa passar pela capsulotomia com YAG-laser.
Contudo, a depender da gravidade, esse problema pode ser revertido apenas com o uso de prismas de baixa dioptria nos óculos. É importante manter o seu médico ciente de tudo o que está acontecendo, pois ele pode identificar eventuais problemas.
Além do mais, esses problemas de ver sombra após cirurgia catarata ocorre devido a uma aberração óptica entre a borda da lente e a cápsula do cristalina, uma membrana fina que envolve a catarata onde fica a lente intraocular.
Quais são os outros efeitos após a cirurgia de catarata?
Acabamos de falar que pode ser comum ver sombra após cirurgia catarata, contudo, você sabe quais são os outros efeitos decorrentes dessa cirurgia? Caso não, ter esse conhecimento com certeza é capaz de lhe deixar mais tranquilo. Falaremos sobre isso nos tópicos abaixo.
Olho seco
Praticamente todos os pacientes reclamam de olho seco, uns em grau maior que outros. No entanto, deve-se fazer uma incisão e seccionar alguns nervos que fazem parte do sistema sensitivo que controla a produção lacrimal. Esse é um efeito comum.
Além disso, caso você já sofra de olho seco antes de passar pela cirurgia, é bem provável que você sinta mais desconforto que o normal. Para ajudar, você pode fazer uso de uma lágrima artificial sem preservativo.
Imagens indesejáveis
Esse é um sintoma bem parecido com o de enxergar sombra após cirurgia catarata. Mas, nesse caso, o paciente pode enxergar clarões e halos. Esse efeito tende a acontecer com mais frequência pela noite ou na penumbra, e são mais comuns em lentes intraoculares multifocais.
Moscas volantes
Sabe quando você enxerga partículas que flutuam, pequenos pontos ou linhas no seu campo de visão? Então, esse efeito é bem comum em quem acabou de passar pela remoção de catarata. Isso nada mais é que as sombras de pequenas partículas contidas no vítreo.