Será que bolha de ar no olho após cirurgia de catarata é normal? Pode ser algum indício de que há alguma complicação? Existem alguns sintomas que se relacionam com a catarata que pode lhe deixar um pouco confuso ou com certo receio. É essencial que você saiba a resposta para essa pergunta, até mesmo para ficar mais despreocupado. 

Alguns pacientes relatam ter bolha de ar no olho após cirurgia de catarata e, de certa forma, esse sintoma pode deixar a pessoa preocupada, em especial se o médico não comentou nada a respeito dessa questão. Portanto, através desse artigo, iremos esclarecer essa questão.

O que é a catarata?

Antes de falarmos sobre bolha de ar no olho após cirurgia de catarata, você deve entender um pouco mais sobre o que é a catarata. De maneira um pouco resumida, trata-se de uma doença ocular gradativa. Ou seja, com o passar do tempo, ela tende a ficar mais grave.

A catarata é uma doença que afeta o cristalino do olho. Para quem não sabe, essa estrutura ocular é fundamental para que possamos enxergar e focar objetos. Afinal de contas, é ele o responsável por controlar a entrada de luz.

E, sem luz, não é possível enxergar. Ou seja, quando a catarata está em estado avançado, o doente tende a ter uma progressiva perda de visão e, quando não é tratado a tempo, essa doença pode levar à cegueira completa.

Por esse e por outros motivos que a catarata deve ser levada a sério, e o tratamento deve ser feito o quanto antes. A cirurgia é a solução para o problema. Ademais, o cristalino possui uma estrutura transparente, mas, quando alguém tem catarata, ele tende a ficar opaco.

Quais são os sintomas da catarata?

Na grande maioria das vezes, as pessoas procuram algum médico quando a doença já está relativamente avançada. E isso acontece porque, mesmo que os sintomas sejam bem visíveis, ele não causa nenhuma dor ocular.

Fora isso, como é mais comum que esse problema atinge pessoas mais velhas, muitos encaram a perda da visão como algo “normal”. Por isso, é essencial que você saiba discernir quando essa doença está se desenvolvendo. Então, dentre os principais sintomas, podemos citar:

  • Visão nebulosa;
  • Visão dupla;
  • Visualizar brilhos e halos;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade em ler, dirigir ou mesmo andar.

Esses são os principais sintomas que os pacientes relatam e, como você pôde perceber, não há nenhum relato de dor ocular ou bolhas. Por isso, quando o doente nota bolha de ar no olho após cirurgia de catarata, isso pode preocupar um pouco.

Como é feita a cirurgia de catarata?

Para saber se é normal ou o motivo pelo qual a bolha de ar no olho após cirurgia de catarata aparece, é essencial que você entenda sobre como esse procedimento é feito. Diferente do que você possa imaginar, esse tipo de cirurgia não exige anestesia geral, apenas a local. Contudo, não é necessária nenhuma agulha.

Na realidade, o processo anestésico local é feito com um colírio ou gel e, assim que ele começa a fazer efeito, o médico inicia a operação. Para poder fazer a cirurgia, o médico irá colocar um instrumento nos olhos para mantê-los aberto por todo o tempo.

No entanto, devido à sedação, não cria qualquer desconforto. Inclusive, há alguns pacientes que dormem no processo. Mas, para resolver o problema da catarata, o médico precisa aspirar o cristalino danificado, e isso acontece através de uma incisão microscópica.

A incisão mede em torno de 3mm e, ao fazer isso, utiliza-se uma técnica de faco emulsão, a qual facilita a remoção da catarata e ainda aspira todos os fragmentos da doença, impedindo que a catarata torne a aparecer.

Feito isso, basta o cirurgião implantar uma lente intraocular, que é uma espécie de novo cristalino que não está contaminado pela doença. Essa lente pode ser dobrável ou não, a depender de cada caso. Todo esse processo dura em torno de 30 a 40 minutos, ou seja, é bem rápido.

Alguns médicos, antes de findar a cirurgia, tem por rotina colocar uma bolha de ar. Então, caso você esteja apresentando bolha de ar no olho após cirurgia de catarata, muito provavelmente foi porque o seu cirurgião optou por esse método.

Bolha de ar no olho após cirurgia de catarata

Se você está tendo bolha de ar no olho após cirurgia de catarata, isso acontece porque o cirurgião optou por isso. Contudo, essa prática não é tão frequente nos dias de hoje, uma vez que, devido a rapidez do ato cirúrgico, não é tão necessário.

Essa bolha de ar tem por intuito reduzir alguns transtornos decorrentes da cirurgia. Contudo, vários especialistas concordam em afirmar que essa prática é dispensável, uma vez que há outras técnicas mais eficientes que evitam complicações.

O fato de possuir bolha de ar no olho após cirurgia de catarata depende apenas do costume do médico, no entanto, trata-se de um sintoma normal. Geralmente, esse efeito tende a passar em até 3 dias, mas, durante esse tempo, é normal ter algumas reações adversas. Sendo assim, como fica o olho após a cirurgia de catarata?

É comum, por exemplo, observar algumas aberrações cromáticas, luzes amareladas ou de outras cores. Entretanto, assim que a bolha de ar no olho após cirurgia de catarata some, esses sintomas também irão desaparecer.

No entanto, ainda que seja algo comum, não quer dizer que não exige cuidados. É essencial que você não falte nas consultas posteriores, para que o seu médico avalie o seu caso e veja se está tudo indo como o esperado.

Bolha de ar no olho após cirurgia de catarata pode indicar algo sério?

A bolha de ar no olho após cirurgia de catarata pode indicar quemose, contudo, essa não é uma doença necessariamente grave. Na verdade, ela nada mais é que o acúmulo de líquido na parte interna da pálpebra e da superfície do globo ocular.

E, apesar de assustar algumas pessoas, normalmente a quemose não apresenta qualquer gravidade. Fora isso, o tratamento é feito com colírios antibióticos e anti-inflamatórios, caso constate que o problema é decorrente de uma conjuntivite bacteriana.

Agora, se o problema for uma reação alérgica, o tratamento é feito com base em antialérgicos. Sendo assim, para obter o melhor diagnóstico, o médico solicitará alguns exames.