Se você quer saber sobre a cirurgia de catarata quantos dias de atestado, é só continuar nesse artigo que iremos responder a sua pergunta. Todo procedimento médico possui os seus riscos e, por essa razão, na grande maioria das vezes, exige-se repouso. Por isso, é normal que a pessoa tenha de se afastar de alguns afazeres, como o trabalho. 

Cirurgia de catarata quantos dias de atestado? Dentre todas as perguntas sobre esse assunto, com certeza essa é uma das mais comuns. E não é por acaso, afinal de contas, como os olhos são partes sensíveis do corpo, é essencial tomar todos os cuidados e se preparar para a cirurgia de catarata. Falaremos mais sobre isso no decorrer desta matéria.

A cirurgia de catarata é perigosa?

Quando falamos sobre cirurgia de catarata quantos dias de atestado, a grande parte das pessoas imagina que os dias de afastamento são bem grandes. E isso é até entendível, afinal de contas, por ser uma área mais sensível, é normal achar que se recomenda o mínimo de esforço possível. 

No entanto, para saber sobre cirurgia de catarata quantos dias de atestado, é preciso entender a dimensão desta operação. É claro que ela possui os seus riscos, afinal de contas, qualquer procedimento, por mais simples que seja, possui.

Mas, em termos gerais, a cirurgia de catarata é bastante tranquila e quanto mais cedo fizer melhor. Isso porque a operação é bem simples e nem sequer é necessário sedação geral, por exemplo. Na realidade, tudo é feito com auxílio de colírios sedativos.

Além disso, a cirurgia demora menos de uma hora para ser feita e é praticamente indolor. Fora isso, o paciente com catarata nem sequer precisa ficar internado, por exemplo. Ou seja, mesmo que ela apresente riscos, se for comparada com outros procedimentos, trata-se de uma cirurgia mais tranquila.

Como é a cirurgia de catarata?

Outro ponto essencial para que você entenda sobre cirurgia de catarata quantos dias de atestado, é justamente saber como esse procedimento é feito. Antes de qualquer coisa, o médico não usa nenhum tipo de injeção no olho ou anestesia geral, por exemplo. Tudo é feito apenas com um colírio e gel anestésico.

Sendo assim, durante toda a operação, o paciente fica consciente do que está acontecendo. Em suma, é preciso extrair a catarata, o qual é feito através de ultrassons de alta precisão. Portanto, não é preciso abrir a córnea, o que a torna em um processo refrativo.

Ou seja, a cirurgia tem como objetivo literalmente “aspirar” a catarata. Nos dias de hoje até existem outros procedimentos, mas, de acordo com o consenso geral, nenhum outro chegou aos mesmos resultados tão benéficos quanto essa técnica.

Além de todas essas questões, não podemos deixar de mencionar o fato de que o paciente não precisa ficar internado para fazer a cirurgia. E, por não precisar de pontos, a recuperação da visão é bem rápida. Tanto que, na grande maioria dos casos, o paciente volta para casa no mesmo dia.

Cirurgia de catarata quantos dias de atestado?

Certo, já abordamos alguns temas importantes que se relacionam com esse assunto. Contudo, nesse momento com certeza você deve estar querendo saber cirurgia de catarata quantos dias de atestado. Mas essa resposta vai depender de alguns fatores.

Cada caso é um caso. Portanto, o médico deve analisar como foi a cirurgia para, então, poder estipular quantos dias de atestado será necessário. Contudo, o que você precisa saber é que essa cirurgia tem por recomendação repouso relativo, não absoluto.

Ou seja, a recuperação tende a ser mais rápida. Por isso, o atestado médico é de, no mínimo, 7 dias. Mas é claro que isso pode variar de acordo com as observações do seu médico. Mesmo sendo uma operação mais tranquila, o doente não pode pegar muito peso, por exemplo.

Então, caso você trabalhe com algo que requer muito esforço físico, com certeza o médico vai lhe dar mais dias de atestado. Dentre os cuidados do pós-operatório, não é indicado qualquer atividade física que exija esforço físico por, no mínimo, 15 dias.

Portanto, caso o seu trabalho se enquadre no fato de exigir bastante esforço físico, é bem provável que o médico aumente o número de dias no atestado. 

Mantendo-se Ativo Durante a Recuperação: Opções Leves de Atividade Física

Após uma cirurgia de catarata, é essencial evitar esforços intensos para garantir uma recuperação eficaz. No entanto, manter um certo nível de atividade física pode ser benéfico.

Optar por exercícios leves, como caminhar em uma esteira ou andar de bike ergométrica, pode ajudar a manter a saúde geral sem comprometer o processo de cura.

Essas atividades são ideais porque permitem controlar a intensidade e o ritmo, evitando a pressão excessiva nos olhos e outros riscos associados a exercícios mais vigorosos.

O que devo levar em consideração sobre os dias de atestado?

Pode acontecer de você precisar fazer a cirurgia nos dois olhos. Contudo, o que você precisa saber a respeito desse assunto é que os médicos não fazem as duas cirurgias de uma vez só. É preciso manter um espaçamento de no mínimo uma semana.

Nesse caso, o que pode acontecer é de você receber dois atestados, um referente a cirurgia de cada olho. Desse modo, é essencial que você alinhe a sua agenda tanto com a clínica, quanto com o seu trabalho, pois é bem provável que você fique mais ou menos um mês sem comparecer.

Outra coisa que não podemos deixar de comentar é a respeito dos efeitos colaterais que a cirurgia apresenta. Na verdade, é bem raro que isso aconteça, mas, caso haja, o número de dias de atestado pode aumentar. Falaremos sobre isso no próximo tópico.

Efeitos colaterais da cirurgia de catarata

Para saber sobre cirurgia de catarata quantos dias de atestado, também é preciso levar em consideração alguns dos efeitos colaterais que podem acontecer. Afinal de contas, qualquer complicação um pouco mais grave pode ser motivo do aumento no número de dias.

Visão turva

Esse é o efeito colateral mais comum, que ocorre assim que a cirurgia é finalizada. No entanto, esse sintoma deve durar apenas algumas horas. Do contrário, o médico pode precisar fazer outros procedimentos cirúrgicos.

Sensibilidade à luz

Essa é uma reação normal, no entanto, quando o paciente fecha os olhos quando há exposição, pode significar alguma inflamação no olho.

Manchas de sangue

Isso ocorre devido ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos e, na grande maioria das vezes, são inofensivas. Esse sangramento deve durar de duas a três semanas. Passando disso, a visita ao médico torna-se necessária.

Ptose

Quer dizer quando a pálpebra superior fica caída. Também é uma reação comum, em especial em pacientes que tiveram edema. No entanto, caso esse problema se alastre por mais de seis meses, pode ser necessário uma nova cirurgia para corrigir.