As cirurgias de catarata serão mais rápidas e sem complicações. A nova tecnologia de cirurgia robótica de catarata, que emprega máquinas a laser para trabalhar em pacientes com catarata, está sendo adquirida por alguns hospitais. A mais nova técnica de cirurgia de catarata substitui as ações manuais. É feito por um laser de femtosegundo muito preciso e preciso, que torna a cirurgia sem lâmina e a cirurgia de catarata totalmente a laser.

Em uma cirurgia robótica de catarata, uma máquina de laser de femtosegundo é acoplada ao olho e as imagens do olho são capturadas por um sistema de imagem conectado a ela. A incisão da córnea, a abertura da cápsula do cristalino e a desintegração do cristalino são feitas de forma robótica. O processo, no entanto, leva menos de cinco minutos.

A tradicional cirurgia de catarata

A catarata é a turvação do cristalino dentro do olho. Isso impede que você desfrute de uma visão clara e nítida. Também pode levar à perda de visão se não for curado a tempo. Para trazer de volta uma visão clara, um cirurgião terá que fazer a cirurgia de catarata. Para isso, ele corta a córnea para entrar no olho e retirar a lente embaçada abrindo a bolsa em que ela se encontra. Ele então o substitui por uma lente artificial dentro do olho.

A deficiência devido à catarata pode se estender de um leve embaçamento visual ou ofuscamento até um profundo comprometimento da visão. No entanto, esta perda de visão é completamente reversível. O seu médico irá orientá-lo através das opções de tratamento. Seu médico pode sugerir óculos ou cirurgia, o que depende da saúde ocular e das necessidades de visão.

A cirurgia de catarata moderna exige que o cirurgião faça uma pequena incisão (cerca de 2,2 mm) no olho para se livrar da lente natural turva do olho. Uma lente artificial e personalizada é então colocada dentro do olho para restaurar sua visão. Na cirurgia de catarata tradicional, também chamada de facoemulsificação, todas essas etapas são realizadas fisicamente, exceto a retirada do cristalino. É possível com a ajuda de uma PhacoMachine, que emprega energia ultrassônica para liquefazer a lente da catarata.

Preciso de cirurgia de catarata?

Como saber se você precisa ou não de cirurgia de catarata? Se a catarata estiver causando uma redução na sua qualidade de vida, os possíveis sintomas podem incluir:

  • Visão noturna ruim
  • Problemas de visão que interferem na vida diária
  • As cores parecem desbotadas
  • Uma auréola às vezes aparece ao redor das luzes
  • Dificuldades de condução à noite devido ao brilho dos faróis
  • Mudanças frequentes nas prescrições de óculos ou lentes de contato
  • Visão dupla

3 decisões que você precisa tomar antes de fazer a cirurgia de catarata

Em maior medida, a catarata é um efeito normal do envelhecimento. A formação de catarata é mais frequentemente um processo gradual que se desenvolve ao longo dos anos. As lentes dos nossos olhos são menos transparentes, menos resistentes e muitas vezes mais espessas. Aos 80 anos, metade de nós terá catarata.

A catarata pode rastejar sobre você. Pode ser difícil esclarecer os efeitos do desenvolvimento de catarata de outras alterações na visão relacionadas à idade. Nos estágios iniciais, você pode se tornar mais míope, um problema que pode ser corrigido com óculos. À medida que a catarata avança, sua visão noturna pode piorar e as cores podem parecer mais opacas.

Aqui estão 3 decisões a serem consideradas antes de optar por uma cirurgia de catarata:

Decisão 1: Quando fazer a cirurgia de catarata?

O médico examinará a nitidez de sua visão fazendo com que você reconheça uma série de símbolos ou letras em um gráfico. Ele ou ela também pode dilatar suas pupilas com gotas para verificar o interior do olho. Com a ajuda de uma lâmpada de fenda (que ilumina uma pequena área dentro do olho), o médico consegue ver qualquer catarata. Outros exames e testes ajudam a descartar outros distúrbios oculares, como glaucoma ou degeneração da retina.

Para a maioria das pessoas, a questão é quando passar pelo procedimento. Não há pressa em fazer a cirurgia de catarata. Não é uma situação de risco de vida. Essa decisão é, no entanto, baseada em quanto a catarata está interferindo em sua visão e vida diária. Você pode querer adiar a cirurgia de catarata até precisar de uma visão melhor. Se você tiver outras condições oculares, como degeneração macular relacionada à idade, seu médico pode recomendar a cirurgia de catarata mais cedo, porque a catarata dificulta o exame e o tratamento do outro problema ocular.

Decisão 2: Qual procedimento de cirurgia de catarata fazer?

Se o seu médico identificar que você tem catarata em ambos os olhos, ele pode propor primeiro operar o olho com a catarata mais densa. Se a cirurgia for bem-sucedida e sua visão melhorar bastante, você pode optar por não operar o outro olho. No entanto, a maioria das pessoas obtém benefícios notáveis ​​​​de ter a operação do segundo olho também. Inclui percepção de profundidade aprimorada e também a capacidade de dirigir e ler.

As pessoas geralmente vão para a segunda cirurgia assim que o primeiro olho estiver curado. Assim, sua visão é estável. Se você é particularmente míope ou míope e precisa de cirurgia de catarata em ambos os olhos, você pode querer fazer a segunda cirurgia dentro de um mês ou mais da primeira cirurgia. É para evitar problemas com visão dupla e percepção de profundidade devido à distinção na visão de olho a olho.

Decisão 3: Quando e que tipo de lente de substituição?

Para uma catarata, remover e substituir a lente turva é a única cura eficaz. A experiência e a tecnologia aperfeiçoaram o procedimento de substituição das lentes oculares, de modo que leva apenas cerca de 15 minutos para operar.

Com o crescente número de cirurgias de catarata, as opções de lentes também cresceram. As lentes mais utilizadas incluem o seguinte:

Lentes monofocais de foco fixo.

Essas lentes podem ajudá-lo a ver à distância. No entanto, você precisará de óculos de leitura para ver de perto. Por outro lado, algumas pessoas que recebem lentes monofocais de foco fixo têm um olho equipado com uma lente que fornece visão de perto e o outro olho com uma lente que fornece visão de longe. Essa combinação é chamada de monovisão. Se você estiver considerando essa opção, seu oftalmologista pode recomendar que você experimente a monovisão com lentes de contato antes da cirurgia de catarata. Apenas para ver o quão bem você pode se ajustar à combinação. Monovisão geralmente não é a melhor opção para pessoas que precisam de uma visão nítida.

Lentes monofocais acomodativas

Uma opção mais recente, as lentes monofocais acomodativas, podem mudar da visão de perto para longe em resposta aos movimentos dos músculos ciliares do olho. É semelhante à lente natural em um olho mais jovem. Essas lentes oferecem visão brilhante de distância e média, mas não são tão confiáveis ​​para visão de perto. O exercício ocular pode ajudá-lo a se acostumar com eles, mas cerca de metade das pessoas que os colecionam ainda acabam precisando de óculos de leitura.

Lentes tóricas

Essas lentes monofocais dedicadas são para pessoas com astigmatismo. As lentes tóricas oferecem visão focada a uma única distância e corrigem seu astigmatismo, então você pode não precisar de óculos de distância após a cirurgia.

Lentes multifocais

Assim como as lentes bifocais ou progressivas usadas em óculos, as lentes multifocais possuem diferentes áreas consideradas para visão de longe, intermediária e de perto. O cérebro e os olhos decifram qual parte da lente usar. O principal contratempo das lentes multifocais é que elas podem desfigurar a luz brilhante, criando mais brilho e halos à noite.

Benefícios da cirurgia robótica de catarata

Aqui estão alguns dos benefícios que se pode desfrutar se optar por uma cirurgia robótica de catarata:

Alta precisão

A precisão nítida não é possível em todos os casos ao remover a catarata manualmente. Com o preâmbulo da cirurgia de catarata robótica e do sistema de laser computadorizado, os riscos cirúrgicos, como incisões de baixa qualidade e uma ruptura capsular fora de controle, são reduzidos em grande medida. Promete um grau considerável de precisão e está além do que uma mão humana pode fazer.

Posicionamento e alinhamento perfeitos da lente

O laser robótico faz uma abertura central precisa no saco da lente. Garante uma bolsa estável e uma lente artificial bem centrada no final do processo.

Correção assistida por laser

Com a ajuda da correção de visão assistida por laser, um laser robótico pode retificar o número cilíndrico em algum grau com incisões a laser. Um processo que de outra forma não seria possível com a cirurgia manual.

Melhor resultado visual

A cirurgia robótica de catarata prevê a restauração da visão clara e nítida. Também garante a remoção de catarata e nebulosidade. Ao contrário da cirurgia manual de catarata realizada por um cirurgião, a cirurgia robótica garante mais eficácia e nitidez. Porém, reduz a invasão humana e funciona em incisões calculadas.

Recuperação mais rápida

Há uma recuperação mais rápida com a cirurgia robótica de catarata, e é uma excelente opção a ser considerada para pacientes que buscam uma recuperação confortável e mais rápida.

Conclusão

As cirurgias assistidas por robótica ainda estão em ritmo lento no Brasil, com poucos médicos ainda com certificação por . A cirurgia robótica de catarata pode ser um futuro muito próximo procedimentos comuns a medida que os médicos se especializam e os equipamentos ficam mais em conta para as clinicas e hospitais.