Assim que uma cirurgia é feita, o paciente deve seguir uma série de recomendações. E isso é essencial para evitar alguma reação adversa. Diante disso, todos os médicos recomendam óculos escuros após cirurgia de catarata. Mas você sabe qual é a importância disso? Iremos falar sobre esse assunto no decorrer deste artigo. Confira!

Óculos escuros após cirurgia de catarata é uma das principais recomendações dos médicos. No entanto, como muita gente não entende o motivo e o quão importante essa simples ação é, acabam não colocando em prática. Então, através desse artigo, iremos elucidar essa questão.

O que é catarata?

Muito se fala sobre esse assunto, mas você sabe de fato o que é catarata? Trata-se de uma doença ocular que tende a provocar a perda de transparência do cristalino. Sendo assim, esse problema afeta a visão de forma gradativa.

O cristalino, por sua vez, nada mais é que a lente natural do olho, a qual é transparente e maleável. A sua responsabilidade é de enviar a luz que vem do ambiente exterior até a retina, e é isso que dá sequência ao processo da visão.

Então, quando uma pessoa está com catarata, é o mesmo que dizer que ela está perdendo o cristalino dos olhos. E isso acontece devido ao acúmulo de detritos em sua superfície. Esses detritos

Como é a cirurgia de catarata?

Para que você possa entender o motivo dos óculos escuros após cirurgia de catarata, é essencial que você saiba o preparo para cirurgia de catarata. Antes de tudo, temos que esclarecer que há mais de um tipo de cirurgia, sendo que cada uma é recomendada para uma situação específica.

Mas, no geral, a grande parte é feita a laser, uma vez que tem mostrado ser a mais vantajosa, com menos riscos e com uma recuperação muito mais rápida. Esse tipo de cirurgia não demanda bisturi ou qualquer tipo de internação.

Contudo, no dia da cirurgia, após ser encaminhado para a sala de pré-operatório, o paciente recebe algumas gotas de colírio anestésico, o qual minimiza qualquer dor ou desconforto durante o procedimento. Diferente do que algumas pessoas pensam, não há anestesia geral.

O paciente passa por toda a cirurgia consciente, em uma cadeira especial. Com um laser de precisão, o cirurgião faz um corte bem pequeno no centro da córnea, com um máximo de 2 milímetros. Feito isso, o corte passa por um aparelho de nome facoemulsificador.

Trata-se de um equipamento de emissão de pulsos vibratórios curtos, onde a finalidade é de quebrar o cristalino que está opaco em pedaços minúsculos, os quais serão aspirados. 

Insere-se a lente através da mesma abertura inicial, que irá se fechar sozinha passado alguns dias. Finalizado, o paciente fica em observação por algumas horas e recebe algumas orientações de cuidado, como usar óculos escuros após cirurgia de catarata.

É normal ter efeitos colaterais após a cirurgia?

Com certeza o médico recomendou óculos escuros após cirurgia de catarata. Diante disso, é possível que você se pergunte se é normal obter efeitos colaterais após a cirurgia. A realidade é que, pelo fato de ser uma intervenção regada de técnicas, não é comum que haja algum efeito adverso duradouro.

O que é normal de ocorrer após a cirurgia é o paciente sentir a visão turva ou alta sensibilidade à luz, por exemplo. Tais sintomas são comuns e praticamente qualquer pessoa que passa por essa intervenção tem essas reações.

Contudo, esses efeitos não devem perdurar mais que alguns dias ou semanas. Caso isso ocorra, o paciente deve procurar o médico para avaliar se houve alguma complicação na pós cirurgia, por exemplo.

Quais são os efeitos adversos após a cirurgia?

No tópico anterior já explicamos que é normal a visão ficar turva, e que inclusive esse é um dos motivos pelo qual se aconselha usar óculos escuros após cirurgia de catarata. No entanto, há ainda outros efeitos que podem acontecer, do qual você deve estar ciente. Falaremos sobre eles nos tópicos seguintes.

Olho seco

Esse é o sintoma mais comum após a cirurgia, e praticamente todos os pacientes passam por ele, mesmo que em grau um pouco menor. E isso acontece porque, para fazer a incisão para a cirurgia, alguns nervos são seccionados.

Contudo, esses nervos fazem parte do sistema sensitivo, o qual controla a produção de lágrimas. Na grande maioria das vezes, os nervos cicatrizam em até três meses e o paciente nota e melhora. No entanto, até esse período, você pode sentir outros sintomas decorrentes da falta de produção de lágrima adequada.

Além do mais, caso você já tenha antes de passar pelo procedimento, o desconforto pode ser ainda maior. Inclusive, esse é um dos motivos pelo qual se deve usar óculos escuros após cirurgia de catarata.

Sensibilidade à luz

Devido ao ressecamento ocular, é comum que o paciente sinta maior sensibilidade à luz. É normal que isso aconteça, no entanto, quando isso é acompanhado de dor, pode indicar outros problemas. Nesse caso, torna-se indispensável o uso dos óculos escuros após cirurgia de catarata.

Náusea

Durante a cirurgia, o médico aplica algumas medicações venosas. Por conta disso, é normal que o paciente se sinta enjoado, com náuseas e até desorientação. Inclusive, esses sintomas podem durar de 1 a 2 dias após a cirurgia.

Quais cuidados tomar após a cirurgia?

Médico lhe dará orientações. No entanto, um dos primeiros cuidados que você deve ter é usar óculos escuros após cirurgia de catarata, assim que sair da clínica. Mesmo quando não há sol como em tempos nublados, trata-se de algo essencial.

Fora isso, deve-se evitar maquiagem e filtro solar por pelo menos 10 dias, evitar praia e piscina por 30 dias, iniciar com os medicamentos assim que chegar em casa. Ao chegar em casa, o ideal é que você procure descansar ou dormir.

Não há nenhum problema em se locomover, no entanto, indica-se um bom tempo leva uma cirurgia de catarata para que se recupere. Recuperação rápida, de 2 até 7 dias, em média.