Toda e qualquer cirurgia, por mais simples que pareça, exige cuidados e está passível de complicação. Então, pode acontecer de a cirurgia de catarata lente fora do lugar. Mas o que exatamente isso quer dizer? É perigoso? Como tratar? Essas e outras questões iremos responder no decorrer desse artigo. Confira.
Cirurgia de catarata lente fora do lugar, é normal? Dúvidas podem surgir, por isso, através desse artigo, iremos falar com mais detalhe sobre esse assunto.
O que é catarata?
Antes de falar sobre cirurgia de catarata lente fora do lugar, é necessário abordar alguns assuntos paralelos, mas que se relacionam com o tema. Em primeiro lugar, você sabe o que é catarata ou quais são as suas consequências?
De maneira bem resumida, catarata nada mais é que a perda progressiva da transparência do cristalino. Mas o que exatamente isso quer dizer? O cristalino é a lente natural do olho. Então, quando há perda dessa região, a visão tende a diminuir.
É por esse motivo, por exemplo, que se fala sobre cirurgia de catarata lente fora do lugar. Os sintomas iniciais são:
- Visão turva;
- Fotofobia (sensibilidade à luz);
- Diminuição da visão noturna.
O que é cristalino e qual a sua importância?
Esse assunto é fundamental para entender melhor sobre cirurgia de catarata lente fora do lugar. O cristalino, como falamos, é a lente natural dos olhos. Caracteriza-se por ser transparente, o que permite a focagem de objetos de longe e de perto.
Sabe quando você “força” os olhos, para focar em algo? Então, isso acontece por conta do cristalino, o qual o nome correto é “acomodação”. Ou seja, o cristalino tem um papel essencial no que tange à formação da imagem na retina.
Sendo assim, qualquer alteração na constituição do cristalino altera a formação das imagens na retina e, como consequência, a nossa visão. O que acontece quando a pessoa possui catarata é que esse cristalino começa a ficar opaco.
Então, quanto mais opaco o cristalino ficar, maiores serão as perturbações na visão. E quanto mais esse problema é postergado, mais extremas tendem a ser as consequências, como perder a visão, por exemplo.
O que faz a cirurgia de catarata?
Outro assunto que você deve compreender sobre cirurgia de catarata lente fora do lugar, é sobre o que é feito durante o procedimento e como fica o olho após cirurgia de catarata. Em suma, o cirurgião aspira o cristalino danificado e substitui por uma lente nova, artificial e intraocular.
Como falamos no tópico anterior, a catarata afeta diretamente essa lente natural e, portanto, torna-se necessário essa troca. Tudo isso é feito através da técnica de facoemulsificação, onde se faz pequenas incisões, em torno de 3mm.
Mesmo que através dessa técnica seja possível limpar e remover a catarata, o cristalino fica danificado e, por isso, não se pode apenas “limpar”. Certo, isso você já entendeu, mas será que é normal cirurgia de catarata lente fora do lugar?
Quais são as complicações após a cirurgia?
Cirurgia de catarata tem complicações cada vez menores e seu pós operatório também. E isso acontece porque, devido às tecnologias, esse procedimento tem sido alvo de cada vez mais inovações.
Inclusive, através das novas técnicas aplicadas, o paciente nem sequer precisa de sedação geral ou ficar internado, por exemplo. Ademais, a pós-cirurgia, se comparada com outras, é bem mais tranquila. Mas independente disso, nenhum procedimento está isento de complicação.
Por mais simples que seja, qualquer intervenção médica possui os seus riscos. Em relação a de catarata, os riscos são:
- Inchaço de córnea ou retina;
- Aumento da pressão ocular;
- Pálpebra caída;
- Deslocamento da lente intraocular.
Quando essas complicações ocorrem, na grande maioria das vezes, é possível tratar de forma clínica ou com uma cirurgia adicional. Falaremos sobre a cirurgia de catarata lente fora do lugar a seguir.
Deslocamento da lente intraocular
O deslocamento da lente intraocular, ou cirurgia de catarata lente fora do lugar, como é popularmente conhecida, é uma complicação associada ao fato de o local onde foi colocado as lentes não estar saudável ou intacto.
Quando há esse deslocamento, é normal que o paciente tenha outros problemas de saúde, como a visão dupla, por exemplo. Contudo, não podemos deixar de falar que a frequência desse deslocamento é muito rara.
O médico e cirurgião podem optar por três possíveis caminhos e verá o mais indicado. São elas:
- Ver se existe a possibilidade de reafixar a mesma lente, o que pode ser feito caso as condições anatômicas propiciem isso;
- Retirar a lente deslocada e implantar uma outra, com características especiais. Essa é a famosa cirurgia de catarata lente fora do lugar;
- Caso os médicos constatem que não é possível fazer implante, a única opção é o uso de lentes de contato de uso contínuo.
É verdade que quando ocorre esse deslocamento, na grande maioria das vezes se recorre a cirurgia de catarata lente fora do lugar. Contudo, é preciso avaliar a situação para ter certeza de que esse é um procedimento possível.
O que fazer para evitar as complicações?
Com certeza você não quer passar pela cirurgia de catarata lente fora do lugar. Diante disso, é possível que você se questione se há alguma coisa que pode ser feita para evitar essa e outras complicações. No entanto, em relação ao deslocamento, ele está ligado ao fato de o local não estar saudável ou intacto.
Então, quanto a esse problema, a única dica para evitar essa complicação é procurar por um profissional atencioso e que não deixe passar nenhum detalhe. No entanto, ninguém está imune ao deslocamento, mas que seja algo bastante raro.